O que fazer se a companhia aérea perder a sua bagagem

A companhia aérea perdeu a sua bagagem e você está em pânico? Aqui está o que fazer.

O que fazer se a companhia aérea perder a sua bagagem

Enquanto espero pela minha bagagem, os outros passageiros recolhem as suas malas uma após a outra, causando em mim uma sensação de extremo desconforto: "Onde está a minha mala??". Sensação essa que vai piorando durante os 15 minutos de espera até que sou o único junto ao tapete de bagagem e a minha mala não aparece. Perderam-na.

Não vou negar que é uma situação muito desagradável chegar ao seu destino sem a sua mala. Mas não entre em pânico e considere os seguintes passos.

Submeter uma reclamação de bagagem perdida

A primeira coisa a fazer é imediatamente submeter uma reclamação de bagagem perdida. Muitas pessoas assumem que a bagagem será automaticamente entregue só porque a mala tem uma etiqueta a indicar o seu endereço. No entanto, a realidade é que a companhia aérea não se preocupará em tomar todas as medidas necessárias para encontrar e entregar a bagagem perdida a menos que tenha sido apresentada uma reclamação formal.
Para tal, necessita encontrar o departamento de reclamação de bagagens perdidas do aeroporto ou o representante da companhia aérea e efectuar a reclamação. Adicione o máximo de detalhes possível relativamente à bagagem, - tipo de mala, cor e quaisquer outras características distintivas. Ao efectuar a reclamação, a maioria das companhias aéreas indicar-lhe-á um número de referência que lhe possibilitará verificar online o status da mesma. Dependendo do tempo que demore a encontrar a sua bagagem, algumas companhias aéreas procederão igualmente ao reembolso de itens essenciais que tenha tido necessidade de comprar - esta política varia de transportadora para transportadora pelo que é aconselhável solicitar a respectiva informação junto do representante antes de efectuar quaisquer compras.

Bagagem perdida

Às vezes a bagagem desaparece por completo. Se tiverem passado mais de 30 dias após o seu voo a bagagem será oficialmente declarada como "perdida". Nesse caso, tem direito a uma compensação até um máximo de US $1.750. O montante da compensação poderá ser mais elevado se tiver comprado uma cobertura adicional. Para reivindicar a compensação, terá de fornecer à companhia aérea uma descrição detalhada dos itens acompanhada dos respectivos recibos. E esse é o problema, pelo menos se for como eu, que não tenho o hábito de guardar todos os recibos, já que nesse caso a companhia aérea poderá recusar a sua reclamação, especialmente se a mesma visar a obtenção da quantia máxima prevista para compensação. No entanto, a maioria das companhias aéreas têm uma ideia do que é "razoável" e, em certos casos - especialmente quando a sua reclamação chega aos tribunais, o juiz pode decidir a seu favor, mesmo se não tiver guardado todos os recibos.

Ter a bagagem perdida é definitivamente pior do que ter um voo atrasado. A boa notícia é que, na maioria dos casos, a bagagem nunca é "oficialmente perdida", mas o tempo que pode demorar a ser recuperada e entregue é sem dúvida extremamente desconfortável.