O que fazer em caso de greve

Sofreu uma perturbação de vôo por causa de uma greve no aeroporto? Aqui está o que precisa saber.

O que fazer em caso de greve

Se estiver a planear viajar este Verão, existe a probabilidade de o seu voo sofrer um atraso ou ser mesmo cancelado devido à greve dos controladores aéreos. Eis o que deverá fazer.

Telefone para a transportadora aérea

A primeira coisa a fazer é contactar a transportadora aérea. Se precisa de um voo alternativo, quanto mais cedo o exigir, mais cedo estará a bordo do avião já que haverá vários passageiros na mesma situação e os lugares disponíveis são limitados. Se tiver reservado acomodação, contacte o provedor da mesma ou o organizador da viagem de modo a obter alternativas.

Pode ter direito a um reembolso

De acordo com o regulamento da UE, as companhias aéreas devem oferecer-lhe ou o reembolso total ou possibilitarem-lhe chegar ao seu destino final o mais rapidamente possível. Dependendo da companhia aérea, poderá também ser possível alterar a sua reserva por completo ou simplesmente alterá-la para uma data posterior, sem qualquer custo adicional. No entanto, alterar o destino, provavelmente significará a mudança completa do itinerário de viagem o que terá implicações no preço final.

O seu direito a pedir uma compensação

A greve dos controladores aéreos, juntamente com o mau tempo e motivos de segurança, fazem parte das circunstâncias excepcionais que desresponsabilizam as companhias aéreas e como tal não as obrigam a ter de indemnizar os passageiros. Se desejar ter acesso a uma explicação mais detalhada sobre o Regulamento 261/2004 da UE e o seu direito a receber uma compensação poderá clicar e consultar aqui.

Subscreveu um seguro de viagem

Se tiver subscrito um seguro de viagem, o melhor é verificar junto da sua seguradora se está coberto em caso de greve. Se não for o caso, então verifique o seu cartão de crédito de viagem - muitos cartões de crédito de viagem contemplam um seguro de viagem; no entanto, a maioria dos passageiros acabam por não usufruir do mesmo por desconhecerem a sua existência.

Uma greve de controladores aéreos facilmente perturba os planos de viagem de quem quer que seja. Para minimizar o seu impacto, mantenha-se informado e seja proativo.